• Isabel Rodrigues, Osteopata

Osteopatia - Dedo em gatilho

O dedo em gatilho manifesta-se por uma dificuldade inicial de realizar a extensão do dedo (esticar o dedo), mas a resistência à extensão cede, subitamente, como uma espécie de disparo (o que explica o nome da patologia).

Dedo em gatilho

Este fenómeno deve-se à presença de um nódulo fibroso na bainha que rodeia o tendão flexor do dedo.

Num caso grave o dedo pode permanecer em flexão e não realizar extensão.


Os sintomas são edema no dedo afectado, dor e limitação de movimento.


Pessoas que realizam actividades manuais de esforço ou em actividades que exijam preensão repetitiva, são mais susceptíveis a desenvolverem esta afecção.


A tenosinovite estenosante é mais comum nas mulheres do que nos homens e ocorre, também, com maior frequência nos pacientes diabéticos, portadores de nefropatias, hipotireoidismo e outras endocrinopatias.

A osteopatia tem um papel importante ao atenuar a sua dor e diminuir a sua inflamção, contribuindo assim para que tenha uma maior qualidade de vida e se possa movimentar livremente sem dor.

Se este é um artigo é do seu agrado, escreva nos comentários a sua opinião, coloque like, partilhe, para que eu possa escrever mais artigos interessantes para si.

Eu sou a Isabel Rodrigues e sou a sua osteopata!

Obrigada pelo seu tempo!

#osteopatia #osteopata #osteopatialisboa #osteopatalisboa #osteopataoeiras #osteopatiaoeiras #osteopatiaalvalade #osteopataalvalade #osteopataisabelrodrigues #osteosaúde #mãos #dornasmãos #dornospulsos #dedoemgatilho

#Dedoemgatilho #Tendinitemãos #mãosdormentes #formigueironasmãos #Oquetrataaosteopatia #consultaosteopatialisboa #consultaosteopatiaalvalade #consultaosteopatiaoeiras #tratamentoosteopatia