top of page

Osteopatia - A ciática e o tratamento osteopático

O termo ciática significa que existe uma inflamação do nervo ciático.

Este nervo é formado por várias raízes nervosas, que têm origem na coluna lombar.

Em seguida o nervo desce ao longo da nádega, coxa e perna e termina no primeiro dedo do pé.


A ciática e o tratamento osteopático

A dor é sentida no membro inferior, unilateralmente, mas se não for realizado tratamento poderá tornar-se bilateral, pela posição anti-álgica adoptada.


Esta dor percorre o trajecto do próprio nervo, pode ser mais acentuada numa determinada zona, mas pode também percorrer toda a extensão do nervo desde a coluna lombar até ao 1º dedo do pé (dedo grande), em casos mais avançados. Ver imagem.


É sentida quando tosse, quando realiza esforços, quando existe a necessidade de permanecer longas horas sentado, afecta a marcha e é também muito intensa quando é necessário permanecer muito tempo em pé.


Frequentemente é referida como sendo acompanhada de dormência, choque, formigueiro, sensação de diminuição da força ou de perna presa.

Por vezes torna-se limitadora e incapacitante, em casos mais agudos.


É causada pela compressão das raízes do nervo ciático na coluna lombar e pode ser acompanhada por perturbações de ordem nervosa, como diminuição de reflexo, falta de sensibilidade numa zona específica e em casos extremos, pode impossibilitar o andar.


Existindo a compressão de uma das raízes deste nervo, inicia-se uma inflamação que origina dor ciática ou ciatalgia, que irradia ao longo do trajecto do nervo ciático pela face lateral ou posterior da perna até ao pé.

Pode estar associada a hérnia discal, por isso é de extrema importância a realização de ECD´s (exames complementares de diagnóstico) para obter um diagnóstico correcto.


Em osteopatia realizamos testes específicos para detectar a existência de hérnia discal e/ou ciática, verificar tensão do nervo, alterações de sensibilidade, entre outros factores e assim obter o melhor diagnóstico, para prosseguir com o tratamento mais adequando em cada caso.


O tratamento irá consistir também em mobilizações específicas, alongamentos suaves, tratamento da inflamação, com o objectivo de libertar a raiz do nervo e assim diminuir a dor.

Os resultados são bastante satisfatórios e duradouros.

Experimente, não necessita de viver com dor!



Eu sou a Isabel Rodrigues e sou a sua osteopata!



bottom of page