top of page
  • Foto do escritorIsabel Rodrigues, Osteopata, D.O.

Coxartrose | Osteopatia Oeiras | Osteopatia Alvalade

Temos recebido algumas questões sobre coxartrose, a que respondemos o que é, quais os sintomas e como é que o tratamento de Osteopatia ajuda estes pacientes.


A Osteopatia auxilia os pacientes com coxartrose na diminuição de dor, no aumento de mobilidade articular, no aumento da amplitude de movimento e no fortalecimento muscular da anca. Em osteopatia realizamos testes articulares e musculares para avaliar o nível da lesão, realizamos mobilizações e técnicas de tecidos moles, para aumentar a qualidade de vida dos pacientes com esta patologia.



Coxartrose Osteopatia Oeiras e Alvalade
A coxatrose provoca dor forte e aguda, dificuldade em andar e movimentar a coxa


O que é a coxartrose?

A coxartrose é uma das causas mais frequentes de incapacidade nas populações ocidentais • A doença pode evoluir sem apresentar sintomas. • O aparecimento de sintomas é usualmente lento. • No inicio existe dor intermitente na articulação atingida, sensação de rigidez articular e dor de difícil localização e diminuição gradual da amplitude de movimentos.


Sintomas característicos


· Dor · Perda de mobilidade da anca · Claudicação na marcha



Dor na coxartrose

- A dor é agravada pela carga e pelo movimento da anca mas, surge também em repouso, perturbando o sono.


- Inicialmente é uma dor de difícil localização que se vai agravando com a progressão da artrose. - É sentida na virilha e com irradiação pela coxa.

- Perda de mobilidade.

A forma e a relação das superfícies articulares vai-se alterando devido à formação dos osteófitos, originando a limitação do movimento em certas direcções.

À medida que a doença vai avançando surge uma deformidade irredutível nos movimentos de flexão, adução e rotação externa. -Deformidade em flexão – é compensada pelo aumento da lordose lombar, que no caso da coxartrose bilateral pode tornar-se muito acentuada. - Deformidade em adução – resulta da perda total da abdução, causa um aparente encurtamento do membro o que leva alguns doentes a referir que “a perna tem vindo a diminuir”.

A claudicação é devida, por um lado à limitação da mobilidade e, por outro lado, à tentativa anti-álgica de limitar a passagem de carga para o membro afectado.

A claudicação é mais notada por terceiros do que pelo próprio doente.


Se sofre com coxartrose, consulte-nos.



bottom of page