• Isabel Rodrigues, Osteopata

Osteopatia - Saltos altos, será que vale a pena?

Compreendo que se sente mais alta e elegante quando usa saltos altos, mas antes de os calçar, pense em todas as alterações articulares e musculares que provocam no seu corpo.


Será que vale a pena?


Aqui fica informação útil sobre este tema.


Alteração da postura: Os saltos altos alteram o centro de gravidade do corpo para trás, deslocando as ancas e desalinhando a coluna vertebral. Esta alteração provoca também aumento de peso no interior dos joelhos, o que poderá originar artroses nas mulheres.

Um estudo realizado pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, demonstra que este aumento de peso é de 26% quando se usam saltos altos.


Conheça alguns das patologias e deformidades provocadas pelo uso de saltos altos.


1. Neuroma de Morton: pela diminuição do espaço entre os dedos, provocada pelo uso de saltos altos, irá ocorrer pressão do nervo entre o 3º e 4º dedos dos pés, que origina dor e dormência nestes dedos.


2. Joanetes (Hallux valgus): Os sapatos demasiado estreitos e apertados à frente, provocam joanetes no 1º dedo do pé, porque o forçam a realizar uma abdução da 1ª articulação em relação aos restantes dedos.

3. Dedos em cabeça de martelo: os sapatos bicudos provocam a flexão dos dedos na sua 1ª articulação (entre o dedo e o metatarso). Os músculos do 2º e 3º e 4º dedos ficam incapazes de realizar a extensão, mesmo quando se calçam sapatos confortáveis.


4. Metatarsalgia: Com o uso de sapatos de salto alto o peso do corpo é incorrectamente distribuído. O seu uso prolongado, pode provocar dor na articulação entre os metatarsos e os dedos dos pés.


5. Disfunções no tornozelo (tibio-társica): Pelo aumento da instabilidade do peso do corpo, existe maior risco de quedas que podem originar entorses ou fracturas no tornozelo (TT).


6. Deformidades do calcanhar (calcâneo): Os sapatos que são apertados no calcanhar e algumas fivelas demasiado estreitas, podem irritar a zona do calcanhar, criando uma deformidade conhecida como Deformidade de Haglund.


7. Tendão de Aquiles: Os saltos altos provocam encurtamento deste tendão, uma vez que a zona dos dedos fica inferior em relação ao calcanhar, originando dor. Ao mudar para sapatos mais baixos, o tendão pode ficar lesionado (micro-rotura, rotura total).

8. Músculos gémeos e solhar: Estes músculos contraem-se e ajustam-se ao ângulo provocado pelos saltos altos no calcanhar, com o uso contínuo de saltos altos estes músculos irão encurtar e perder a sua força. Se habitualmente tem algum destes sintomas ou ficou com alguma dúvida sobre este artigo, fale connosco, através do mail ou por telefone, a osteopatia pode ajudar. Acima de tudo, pense na sua saúde.

Se este é um artigo é do seu agrado, escreva nos comentários a sua opinião, coloque like, partilhe, para que eu possa escrever mais artigos interessantes para si.

Eu sou a Isabel Rodrigues e sou a sua osteopata!

Obrigada pelo seu tempo!

#osteopatia #osteopata #osteopatialisboa #osteopatalisboa #osteopataoeiras #osteopatiaoeiras #osteopatiaalvalade #osteopataalvalade #osteopataisabelrodrigues #osteosaúde #doresnospés #fasciteplantar #saltosaltos #postura #joanetes #gémeos #tendãodeaquiles

#saltosaltos #lesõesmúsculoesqueléticas #lesõesmusculares #doresarticulares #alíviodedoresarticulares

CONSULTAS DE OSTEOPATIA EM LISBOA E OEIRAS

Horário de funcionamento

Dias úteis das 11:00h às 19:00h

  • Facebook osteopatia
  • Instagram osteopata oeiras
  • Google+ osteopata Alvalade
  • LinkedIn Isabel Rodigues Osteopata

CLÍNICA ALVAMED

Rua Francisco Stromp; Lote B3; 31 Campo Grande, Lisboa

1600-466 Lisboa

Tel: 91 300 03 08 | 91 627 44 70

CLÍNICA MAIS ALVALADE

A. da Igreja n.º 16 C

Alvalade, Lisboa

1700-237 Lisboa

Tel: 21 842 90 20 | 91 627 44 70

CLÍNICA OEIRASMED

Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 15 – 1º D

2780-125 Paço de Arcos, Oeiras

Tel: 93 210 49 07 | 91 627 44 70 

Todos os direitos reservados, 2020 I Osteosaúde - Saúde e Bem-Estar Físico 2020