top of page
  • Foto do escritorIsabel Rodrigues, Osteopata, D.O.

Osteopatia - Escolha da mochila escolar

O 1º dia de aulas é sempre de muito nervosismo, quer para as crianças, quer para os pais.


Para além do nervosismo, existem ainda muitas dúvidas e receios que com o passar dos dias, felizmente vai passando, e a vida volta ao normal. Voltamos a ver o sorriso das nossas crianças, que fazem novos amigos e o nosso coração de pais, fica mais tranquilo.

Para que tudo corra bem é necessário criar rotinas, através de uma planificação no dia anterior para evitar o stress matinal!


Alguns conselhos:

· Preparar na noite anterior a roupa que a criança vai vestir na manhã seguinte (isto poupa-nos “horas” pela manhã, estas “horas” são aqueles minutos que precisamos para chegar ao emprego – a horas).

mochila, escola, mochila escolar

· Preparar o lanche/almoço que terá de levar para a escola e acondicionar tudo no frigorífico e, muito importante, não se esquecer de os colocar na mochila antes de sair de casa!

· Verificar se todo o material escolar necessário para o dia seguinte, se encontra dentro da mochila, para de manhã não andem a correr à procura “do compasso, que estava mesmo ali”…


A mochila, sabe como escolher uma mochila que proteja a coluna dos seus filhos?

Existem vários aspetos a considerar ao comprar uma mochila:

§ Leve os seus filhos às compras, é importante que participem na escolha da mochila. Deve ter o padrão/desenho que os seus filhos gostem, é uma forma de eles apreciarem a escola, mesmo nos primeiros tempos, que tudo lhes é estranho.

§ A mochila deve de ter rodas (trolley), para que mais facilmente transportem o peso dos livros/cadernos e restante material escolar, assim como pequenas refeições e ainda tudo o que levam para a escola, para mostrar e brincar com os novos amigos (é importante que levem os seus brinquedos, caso a escola o permita, ajuda-os no desenvolvimento social, especialmente no inicio).

§ Quando a mochila é transportada aos ombros, encoraje as crianças a usarem ambas as alças. Eles não vão gostar da ideia, mas se o fizerem a sua coluna mantém-se alinhada, evitando dores articulares, musculares, posturas incorretas e até deformações futuras. Insista neste ponto.

§ A mochila deverá ter um bom apoio em toda a coluna, especialmente na coluna lombar e as suas alças deverão ser reforçadas para melhor apoio e conforto dos ombros.

§ A mochila não deve de ser maior que as costas da criança, para que não cause desalinhamento da zona da bacia.


§ As crianças não devem de transportar mochilas muito pesadas, neste caso são preferíveis os trolleys ou, levar outra mala na mão, que lhes tira peso das costas e dos ombros.


Lembre-se que são dias em que é preciso amor extra, paciência extra, explicações extra, mas que nos irão trazer boas memórias e a certeza que fizemos o melhor pelos nossos filhos.

Desejamos a todos os pais e crianças um bom regresso às aulas!


Se este é um artigo é do seu agrado, escreva nos comentários a sua opinião, coloque like, partilhe, para que eu possa escrever mais artigos interessantes para si.

Eu sou a Isabel Rodrigues e sou a sua osteopata!

Obrigada pelo seu tempo!

bottom of page