top of page
  • Foto do escritorIsabel Rodrigues, Osteopata, D.O.

Osteopatia - Conselhos para aliviar dores articulares ou ósseas

Sabia que cerca de 48% da população sofre de dores articulares ou ósseas?


Aqui ficam alguns conselhos, úteis para todas as idades, que o vão ajudar no alívio dessas dores!

dores articulares

Conselhos para aliviar dores articulares ou ósseas


· Ergonomia. Quando sentado, mantenha a sua cadeira direita, de forma a evitar a inclinação ou rotação da coluna, é importante que tenha atenção à sua postura, utilizando uma cadeira confortável. A sua secretária e o teclado devem estar a uma altura apropriada para que as suas pernas tenham espaço, e os seus cotovelos fiquem apoiados sobre a secretária.

· Postura. Uma boa postura mantém a sua coluna alinhada e mantém a pressão corporal nos locais correctos.

· Movimente as suas articulações. A saúde das suas articulações e ossos aumenta com o aquecimento e relaxamento. Certifique-se de que não passa longas horas na mesma posição e que à note descansa o suficiente.

· Não force as suas articulações. Preste atenção à forma como eleva os pesos para que proteja as articulações quando realiza esforços.

· Nutrição. Tente reduzir a cafeína porque enfraquece os ossos e articulações. Prefira a ingestão de peixe e nozes ricos em ómega 3, assim como alimentos com cálcio e vitamina D. Ingira fruta, vegetais e cereais.

· Peso saudável. Todos os quilos a mais colocam peso nas suas articulações, provocando dor e perda de movimentos.

· Alongamentos e exercício. Movimente-se, faça exercício físico e alongue o seu corpo diariamente. Crie a rotina de fazer movimentos com todas as articulações, para se manter em forma e tonificado.

· Conheça os seus limites. Certifique-se que o equipamento desportivo que usa é seguro. Escolha desportos ou actividades que não vão piorar a sua condição física.

· Escute o seu corpo. Quando sente rigidez e dores nos seus ossos e articulações, faça uma pausa. Não realize esforços nessa altura, deixe o corpo descansar para que relaxe e recupere. Deixe que os outros o ajudem, com as tarefas mais difíceis, para que não prejudique a sua saúde.

· Consulte um Osteopata. Que o irá ajudar a recuperar a sua força muscular, a aumentar a sua mobilidade articular e a tratar das suas dores ósseas.

Para mais informações contacte-nos e marque a sua consulta.

bottom of page