• Isabel Rodrigues, Osteopata

A ATM e o tratamento osteopático

As articulações temporo-mandibulares são das que originam mais dor crónica facial e são enervadas pelo V e VII pares de nervos cranianos. Na ATM pode existir bruxismo (hábito de ranger os dentes durante a noite), ruido articular, dor nos músculos em redor das articulações, nas próprias articulações e na face.


Pode provocar cefaleias, dores de ouvidos e existir ainda redução da amplitude de movimentos (dificuldade em abrir ou fechar a boca) por deslocação dos discos articulares, que funcionam como meniscos. Entre 65 a 75% da população já teve algum destes sintomas. As doenças da ATM classificam-se como:

- As que atingem apenas a ATM, com ou sem dor - As que causam dor muscular - As que são provocadas por posturas incorretas, essencialmente desalinhamento da coluna cervical. - As que provocam diminuição ou aumento exagerado da amplitude de movimento. Ex: ao bocejar ou comer uma maçã, por deslocação dos discos, o paciente sente um ressalto na ATM e não consegue fechar a boca. O oposto também se verifica (fecha a boca e não consegue voltar a abrir). Também neste caso a osteopatia oferece tratamento específico, através de técnicas musculares, da mobilização e manipulação articular, do reposicionamento do próprio disco e alinhamento da coluna, o paciente recupera a mobilidade articular na ATM.

Osteopatia na ATM

#Oqueéaosteopatia #bomosteopatalisboa #osteopatiaatm #doresarticulares #Osteosaúde #bruxismo #doresdeouvidos