Osteopatia - Saltos altos, será que vale a pena?

September 9, 2014

Compreendemos que se sente mais alta e elegante quando usa saltos altos, mas antes de os calçar pense em todas as alterações articulares e musculares que provocam no seu corpo.

 

Será que vale a pena? 

 

Aqui fica informação útil sobre este tema.

 

• Alteração da postura: Os saltos altos alteram o centro de gravidade do corpo para trás, deslocando as ancas e desalinhando a coluna vertebral. Esta alteração provoca também aumento de peso no interior dos joelhos, o que poderá originar artroses nas mulheres.


Um estudo realizado pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, demonstra que este aumento de peso é de 26% quando se usam saltos altos.

 

• Conheça algums das patologias e deformidades provocadas pelo uso de saltos altos.

 

1. Neuroma de Morton: pela diminuição do espaço entre os dedos, provocada pelo uso de saltos altos, irá ocorrer pressão do nervo entre o 3º e 4º dedos dos pés, que origina dor e dormência nestes dedos.

 

2. Joanetes (Hallux valgus): Os sapatos demasiado estreitos e apertados à frente, provocam joanetes no 1º dedo do pé, porque o forçam a realizar uma abdução da 1ª articulação em relação aos restantes dedos.

 

3. Dedos em cabeça de martelo: os sapatos bicudos provocam a flexão dos dedos na sua 1ª articulação (entre o dedo e o metatarso). Os músculos do 2º e 3º e 4º dedos ficam incapazes de realizar a extensão, mesmo quando se calçam sapatos confortáveis.

 

4. Metatarsalgia: Com o uso de sapatos de salto alto o peso do corpo é incorretamente distribuído. O seu uso prolongado, pode provocar dor na articulação entre os metatarsos e os dedos dos pés.

 

5. Disfunções no tornozelo (tibio-társica): Pelo aumento da instabilidade do peso do corpo, existe maior risco de quedas que podem originar entorses ou fraturas no tornozelo (TT).

 

6. Deformidades do calcanhar (calcâneo): Os sapatos que são apertados no calcanhar e algumas fivelas demasiado estreitas, podem irritar a zona do calcanhar, criando uma deformidade conhecida como Deformidade de Haglund.

 

7. Tendão de Aquiles: Os saltos altos provocam encurtamento deste tendão, uma vez que a zona dos dedos fica inferior em relação ao calcanhar, originando dor. Ao mudar para sapatos mais baixos, o tendão pode ficar lesionado (micro-rotura, rotura total).

 

8. Músculos gémeos e solhar: Estes músculos contraem-se e ajustam-se ao ângulo provocado pelos saltos altos no calcanhar, com o uso contínuo de saltos altos estes músculos irão encurtar e perder a sua força.

Se habitualmente tem algum destes sintomas ou ficou com alguma dúvida sobre este artigo, fale connosco, através do mail ou por telefone, a osteopatia pode ajudar.

Acima de tudo, pense na sua saúde.

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

December 22, 2019