Osteopatia - Escolha da mochila escolar

September 14, 2014

O 1º dia de aulas é sempre de muito nervosismo, quer para as crianças, quer para os pais.

 

Para além do nervosismo, existem ainda muitas dúvidas e receios que com o passar dos dias, felizmente vai passando, e a vida volta ao normal. Voltamos a ver o sorriso das nossas crianças, que fazem novos amigos e o nosso coração de pais, fica mais tranquilo.

Para que tudo corra bem é necessário criar rotinas, através de uma planificação no dia anterior para evitar o stress matinal!

 

Alguns conselhos:

·  Preparar na noite anterior a roupa que a criança vai vestir na manhã seguinte (isto poupa-nos “horas” pela manhã, estas “horas” são aqueles minutos que precisamos para chegar ao emprego – a horas).
 

·  Preparar o lanche/almoço que terá de levar para a escola e acondicionar tudo no frigorífico e, muito importante, não se esquecer de os colocar na mochila antes de sair de casa!
 

·  Verificar se todo o material escolar necessário para o dia seguinte, se encontra dentro da mochila, para de manhã não andem a correr à procura “do compasso, que estava mesmo ali”…

 

A mochila, sabe como escolher uma mochila que proteja a coluna dos seus filhos?

Existem vários aspetos a considerar ao comprar uma mochila:
 

§  Leve os seus filhos às compras, é importante que participem na escolha da mochila. Deve ter o padrão/desenho que os seus filhos gostem, é uma forma de eles apreciarem a escola, mesmo nos primeiros tempos, que tudo lhes é estranho.

 

§  A mochila deve de ter rodas (trolley), para que mais facilmente transportem o peso dos livros/cadernos e restante material escolar, assim como pequenas refeições e ainda tudo o que levam para a escola, para mostrar e brincar com os novos amigos (é importante que levem os seus brinquedos, caso a escola o permita, ajuda-os no desenvolvimento social, especialmente no inicio).

 

§  Quando a mochila é transportada aos ombros, encoraje as crianças a usarem ambas as alças. Eles não vão gostar da ideia, mas se o fizerem a sua coluna mantém-se alinhada, evitando dores articulares, musculares, posturas incorretas e até deformações futuras. Insista neste ponto.


§  A mochila deverá ter um bom apoio em toda a coluna, especialmente na coluna lombar e as suas alças deverão ser reforçadas para melhor apoio e conforto dos ombros.


§  A mochila não deve de ser maior que as costas da criança, para que não cause desalinhamento da zona da bacia.

 

§  As crianças não devem de transportar mochilas muito pesadas, neste caso são preferíveis os trolleys ou, levar outra mala na mão, que lhes tira peso das costas e dos ombros.

 

Lembre-se que são dias em que é preciso amor extra, paciência extra, explicações extra, mas que nos irão trazer boas memórias e a certeza que fizemos o melhor pelos nossos filhos.

Desejamos a todos os pais e crianças um bom regresso às aulas!

 

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 27, 2019

September 29, 2019

August 25, 2019