top of page
  • Foto do escritorIsabel Rodrigues, Osteopata, D.O.

Dor ciática | Osteopatia Oeiras | Osteopata Isabel Rodrigues

Ciatalgia e o tratamento osteopático

A ciática e o tratamento osteopático
Dor ciática e o tratamento de osteopatia Oeiras e Alvalade

O termo ciática, significa que existe uma inflamação no nervo ciático.


Este nervo é formado por várias raízes nervosas, que têm origem na coluna lombar.

Em seguida dirige-se para os glúteos, coxa e perna e termina no primeiro dedo do pé.


Por isso a dor é sentida na lombar e no membro inferior, unilateralmente, mas se não for realizado tratamento, poderá tornar-se bilateral, pela posição anti-álgica adoptada pelo paciente.


Esta dor percorre o trajecto do próprio nervo, mas pode ser mais acentuada numa determinada zona.


É sentida quando tosse, quando realiza esforços, quando existe a necessidade de permanecer longas horas sentado, afecta a marcha e é também muito intensa quando é necessário permanecer muito tempo em pé, ou na inclinação à frente.


Frequentemente é acompanhada de dormência, choque, formigueiro, sensação de diminuição da força na perna afectada ou de perna presa.

Em casos mais agudos, torna-se limitadora e incapacitante, impossibilitando a subida e descida de escadas, a condução de veículos, o sentar-se no sofá, etc.


Causas para a dor ciática

É causada pela compressão das raízes do nervo ciático na coluna lombar e pode ser acompanhada por perturbações de ordem nervosa, como diminuição de reflexo, falta de sensibilidade numa zona específica e em casos extremos, pode inclusive impossibilitar o andar.


Quando existe a compressão de uma das raízes deste nervo, inicia-se a inflamação que origina dor ciática ou ciatalgia, que irradia ao longo do trajecto do nervo ciático pela face lateral ou posterior da perna até ao pé, como já referido.


Pode estar associada a hérnia discal, por isso é de extrema importância a realização de ECD´s (exames complementares de diagnóstico) para obter um diagnóstico correcto.


Em osteopatia são realizados testes específicos para detectar a existência de hérnia discal e/ou ciática, verificar a tensão do nervo, alterações de sensibilidade, entre outros factores e assim obter o melhor diagnóstico, para prosseguir com o tratamento mais adequando em cada caso.


O tratamento de osteopatia para ciática irá ter como o objectivo libertar a raiz do nervo e assim diminuir a dor e a inflamação.


Os resultados são bastante satisfatórios e duradouros.


Experimente, não necessita de viver com dor!



Eu sou a Isabel Rodrigues e sou a sua osteopata!


Marcações de consulta de osteopatia de segunda a sexta

☎️ +351 916 274 470

📧 geral@osteosaude.pt


Visite:

💻 www.osteosaude.pt

💻 www.osteosaude.pt/blog


Siga:

🖲 www.facebook.com/osteosaude

🖥 @osteosaude-osteopatia

bottom of page