top of page
  • Foto do escritorIsabel Rodrigues, Osteopata, D.O.

Exercício físico em casa - dica simples: como fazer os seus próprios pesos!


exercício em casa, fazer pesos

Muitas vezes em consultas de osteopatia, explico exercícios que poderá realizar em casa, no ginásio ( se não existir nenhum profissional de treino a acompanhar), ou no exterior, com os seguintes objectivos:

  • A sua recuperação seja mais breve e duradoura,

  • Obtenha mais massa muscular e assim não sofra com tantas dores articulares e musculares,

  • Obtenha mais força física e consiga realizar as suas actividades do dia-a-dia, nomeadamente exercer a sua profissão, pegar nos seus filhos ao colo, divertir-se mais...

Devido ao sedentarismo, o corpo perde massa muscular, ganha massa gorda e consequentemente há aumento de peso e isso por si só, já é motivo suficiente para a existência de mais dores articulares e musculares (provocadas também muitas vezes por posturas incorrectas).

Conforme a sua idade, a sua condição física e até a finalidade pretendida, aconselho o exercício físico mais adequado para si.

Se não estiver inscrito em nenhum ginásio, ensino inclusivamente, a fazer os próprios pesos, com artigos que facilmente tem em casa (se os pesos forem o que necessita para melhorar a sua condição física e ajudarem no tratamento).


Por exemplo:

  • 1 Kg: pode utilizar um pacote de arroz, de massa, de farinha, do que existir em casa e com a embalagem bem selada, para não haver surpresas.

  • 1,5 Kg: utiliza uma garrafa de água, por exemplo, sempre bem fechada!

  • 2 Kg: junte dois pacotes de arroz (que pode unir com fita-cola, por exemplo), dois pacotes de massa, duas garrafas de água de 1 Lt, etc…

  • 4 Kg: um garrafão de água mal cheio, por exemplo, 4 pacotes de arroz ou de massa…

Tudo depende do objectivo pretendido, do tratamento que estamos a realizar, da zona do corpo que precisa de reforço muscular, da avaliação que é feita em consulta, enfim, de uma série de factores que irão contribuir para que se sinta melhor e recupere!

(Esta imagem foi criada na minha casa com os pesos que tenho e com a solução que poderíamos ter para os substituir. Por exemplo não tenho peso com 1Kg, posso substituir pelo kg de arroz!)


Claro que existem mais pesos e claro também, que existe a hipótese de adquirir este material nas lojas de desporto, mas por vezes fazer em casa, além de mais económico é muito mais prático! E quem sabe poderá ser um incentivo para uma prática de desporto regular em casa, no exterior ou no ginásio?! Pense nisso.


Muito importante

No final de qualquer exercício físico alongue sempre todo o corpo (sim, todo o corpo!) e a hidratação ao longo do dia é essencial ao bom funcionamento do seu organismo e não apenas ao executar exercício físico!


Espero que goste destas dicas simples e que sejam uma ajuda para si. E já sabe, se numa próxima consulta precisar de dicas para realizar pesos, exercícios, alongamentos, fale comigo, eu ajudo!


Se este é um artigo é do seu agrado, escreva nos comentários a sua opinião, coloque like, partilhe, para que eu possa escrever mais artigos interessantes para si.

Eu sou a Isabel Rodrigues e sou a sua osteopata!

Obrigada pelo seu tempo!



bottom of page